Embora o Investimento em startups e a compra de ações na Bolsa de Valores possuírem algumas semelhanças, elas exigem estratégias distintas para que você tenha uma maior chance de sucesso no seu investimento, e claro, um retorno maior sobre ele.
O investimento em Startups
Antes de tudo, um alerta! O investimento em startups é inerentemente mais arriscado do que investir em empresa já listada em bolsa. Você somente deve investir em startups o que você poderá perder inteiramente.
As aplicações em startups são ilíquidas e você poderá ter que manter sua posição no investimento por 5, 10 anos, senão mais. É um tipo de negócio para o qual, a estratégia de investimento deve ser de médio ou longo prazo para que você tenha chance de um retorno financeiro satisfatório.
Mas é claro que este tipo de investimento tem seus benefícios, já que depois de alguns anos e mais rodadas de investimento, você pode conseguir um retorno muitas vezes maior do que você inicialmente aplicou. ,
O investimento de Ações na Bolsa de Valores
Uma empresa em bolsa já é uma empresa que tanto do ponto de vista de governança, como do ponto de vista do modelo de negócio, está em estágio bem mais avançado do que uma startup.
Ao investir na Bolsa a partir da compra de ações das maiores empresas do país, você, como investidor, também pode ter lucros interessantes com a valorização da mesma.
O prazo dessa estratégia também é importante como um ponto a ser avaliado. Existem investidores que atuam no “intra-day”, isto é, almejam comprar e vender ações num único dia, até aqueles que pretendem investir por períodos mais longos, como meses ou anos. Mas todos têm uma característica importante: ambas estratégias são de risco, mas existe um mercado (a bolsa de valores) para você poder comprar e vender as ações, ou seja, oferecem liquidez para negociar, o que permite realizar os ganhos com maior facilidade se comparado às startups.
Invisto na Bolsa de Valores ou em Startups?
O modelo de negócio de uma startup pode (e deve!) se modificar ao longo do tempo, e isso traz um risco considerável ao negócio. Do ponto de vista gerencial, muitas startups em fase de captação inicial não têm sistema de gestão aprimorado. Faltam alguns itens como contabilidade auditada e gestores com qualificação em administração, economia ou contabilidade, o que será básico numa empresa listada.
Qual é a vantagem então? Startups são empresas em estágio inicial, com elevado ritmo de crescimento esperado, com tecnologias inovadoras, muitas vezes com potencial de disrupção de indústrias como um todo. Oferecem, portanto, um potencial de valorização muito maior do que empresas já estabelecidas em bolsa, caso sejam bem geridas e o modelo de negócio seja de fato escalável.
Como investir em Startups?
Ficou interessado em conhecer mais sobre este tipo de investimento? Clique aqui caso queira conhecer mais sobre o investimento em startups.
No plataforma Basement você não encontrará somente startups. Você encontrará também oportunidades de investimento em projetos específicos (como, por exemplo, imobiliários ou florestais) e também projetos que podem trazer um impacto positivo para a comunidade local e modificar / renovar parte de bairros ou até de cidades.