Janelas Abertas: construindo pontes entre jovens e oportunidades

Seja um agente transformador da educação. Faça parte do Janelas Abertas.

Janelas Abertas

Contribuição



Descrição do projeto

Quem somos?

O Janelas Abertas é a associação de bolsas sem fins lucrativos da Escola Eleva e viabiliza o acesso de crianças e adolescentes extraordinários de baixa renda à educação de qualidade. A Escola Eleva é uma escola brasileira, bilíngue e em tempo integral, e possui como pilares a excelência acadêmica, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e a formação de cidadãos globais.

O que fazemos?

Buscamos jovens talentos, proporcionamos rigor acadêmico e desenvolvemos aptidões únicas. Fomentamos a diversidade em sala de aula de forma a ampliar os horizontes de toda a comunidade – alunos, responsáveis e professores – e, mais importante, deixar um legado para o Brasil. Queremos formar uma nova geração de líderes e iniciar uma mudança de paradigma no sistema de bolsas escolares.

 

O nosso programa

Processo seletivo

Temos um processo seletivo extenso e completo, cujo objetivo é identificar candidatos alinhados aos nossos valores, bem como famílias participativas e comprometidas, que acreditem que essa oportunidade poderá transformar suas vidas e de seus filhos.

A seleção é baseada em três critérios: necessidade financeira, excelência (acadêmica, artes e esportes) e família que valoriza a educação.

 

Ainda antes do ingresso à nova escola, os alunos participam de um curso intensivo de inglês. Dessa forma, nossos alunos recebem todo o apoio necessário para que entrem mais preparados e adaptados à uma escola bilíngue.

Acompanhamento

Os alunos selecionados têm acesso a atividades extracurriculares, notebook, auxílio lanche, material e uniforme. Contudo, acreditamos que uma bolsa deve ir além do apoio financeiro. Por isso, oferecemos um acompanhamento completo aos alunos e suas famílias.

No decorrer do ano, realizamos reuniões mensais, na qual discutimos o desempenho e o bem-estar dos alunos, montando planos de ação, junto à equipe pedagógica e de psicólogos da escola. Oferecemos também um espaço exclusivo para os responsáveis do Programa compartilharem experiências e trocarem uns com os outros, as “Rodas de Conversa dos Familiares do Programa de Bolsas Janelas Abertas”.

Perfil dos alunos

Atualmente, o Janelas Abertas apoia 82 alunos, contemplados com bolsas parciais e integrais. Desses, 41% são oriundos da rede pública (muitos vêm de escolas privadas de bairro, em que se paga uma mensalidade muito baixa), 58% declaram-se negros ou pardos e 56% são meninas. A renda média das famílias com bolsa integral hoje é de 0.9 salário mínimo per capita.

 

Matchfunding

Para financiar os nossos alunos na Escola Eleva, contamos com um modelo de captação baseado em doações de pessoas físicas, jurídicas e eventos. Além disso, a fim de potencializar o impacto do nosso Programa, estabelecemos um matchfunding com a nossa escola parceira: a cada aluno financiado por um doador da associação, a Escola Eleva garante a educação de mais um aluno. 

Todas as doações feitas à associação são direcionadas ao Fundo Filantrópico de Bolsas, gerido e auditado anualmente pelo Instituto Phi.

Minha Conta